inforpacto 195
 
Esta aplicação destina-se, a satisfazer as exigências fiscais no tratamento e obtenção de Mapas do Activo, a gerar automaticamente a movimentação contabilística correspondente e produzir ainda outro tipo de informação na óptica de Gestão do Património.
 
Foi desenvolvida tendo por base o novo regime legal, imposto pelos Decretos Regulamentares N.o 2/90 e 25/09, mas trata também os bens que continuam abrangidos pelas Portarias anteriores.
 
Tem por base a criação de um Ficheiro de Cadastro dos Activos, codificados com auxílio de diversas Tabelas e que mantém os dados históricos de cada Processamento Anual.
Na abertura da Ficha do Bem calcula automaticamente as Depreciações Anuais, até ao final da vida útil do Bem, com Ligação Mensal ou Anual à Contabilidade Geral e emite no fim do ano os Mapas Fiscais segundo os Modelos Oficiais (também em formato HTML), com limites que permitem a obtenção de análises até determinado Período.
Permite igualmente o Cálculo Automático das Reavaliações, em função
duma Tabela de Coeficientes de Desvalorização e emite os Mapas Fiscais
que são exigidos para os Bens Reavaliados.
Listagens parametrizadas, podendo, nesta opção, o utilizador criar os seus próprios Mapas.

 
- Rotina- 
Definição dos dados da Empresa e de algumas opções que condicionam o processamento, nomeadamente o tipo de Processamento Annual ou por Duodécimos; o Valor Limite que obriga a Amortização Completa em Tabela; o Valor Limite para custo (Viaturas Ligeiras) em Tabela; no caso de trabalhar com Processamento Annual, se no Mês de Início de Utilização, é imputado o Valor da Amortização desde o Mês 01; e indicar para os Bens com valor que permite Amortização completa, se pretende imputar os 100% no Mês de Aquisição ou dividir esse valor pelos meses restantes até ao final do Ano.

Ficheiros
 
- Tabelas Fiscais -
Títulos Tab./Div./Grupo
 Definição de Títulos e Subtítulos.
 
Taxas por Códigos Decreto N.o 2/90
Definição de Taxas conforme Decreto ou Portarias.
As alterações oficiais às Taxas do Decreto e Portaria obrigam à introdução do Ano de Exercício a partir do qual a Taxa foi actualizada.
 
Decretos de Reavaliação
Codificação de cada Decreto utilizado em processamento de Reavaliações.
Coeficiente de Desvalorização
Definição de Coeficientes de
Desvalorização a aplicar em Reavaliações e Mais ou Menos-Valias. 
     
- Activo -
- Localização
Definição da Localização física dos Bens.
 
Responsabilidades
Definição das pessoas ou cargos que podem ser responsabilizados pelos Bens à sua guarda.
 
Entidades/Obras
Codificação de Fornecedores/Obras ou Entidades a quem comprou ou vendeu activo.
 
Centros de Custo
Codificação dos Centros de Custo para lançamento contabilístico das Amortizações.
 
Contas para Ligação
Definição das contas envolvidas na movimentação contabilística do Activo.
Observações/Restrições
Codificação dos motivos de Abate e Observações.
- Ficheiro -
8 dígitos para Número do Activo.
 
Numeração automática dentro da Classificação Fiscal.
Pesquisa pela Designação do Bem.
Codificação por Localização, Responsabilidade e até 12 C. Custo
para repartição nas Ligações à Contabilidade.
 
Método de Quotas Constantes e Degressivas.
 
Taxa Normal ou Especial, através de Coeficiente.
 
Controlo de Quotas Perdidas e valores não aceites.
Valor do Terreno calculado mas alterável, para edifícios.
 
Até nove Códigos possíveis para Motivos de Abate.
Tratamento específico do Abate por Venda.
 
Valores até 12 inteiros.
 
Emissão de Listagens com ordenação pelos Códigos principais e totais de conferência.
 
Emissão de Listagens da Ficha do Bem com dados e ordenação parametrizados pelo utilizador.
 
Emissão de Etiquetas com dados do Bem.
 
Listagem Auxiliar p/ Mapa 40.
Alteração Selectiva do Ficheiro de Bens.
Valores Acumulados constantes nas Fichas resultam sempre do apuramento a partir do Histórico; deixam de ser obrigatórios os cálculos, a não ser em casos pontuais.
A não necessidade de cálculos é particularmente importante a utilizadores que usem o Método por Duodécimos.

Listagens parametrizadas -
Definição de vários Mapas, pelos utilizadores e dentro de certos parâmetros, com campos de ordenação e impressão. Estes dados ficam guardados em ficheiro o que permite posteriores impressões. Estes Mapas podem ser Visualizados ou Impressos. Opções para Rotina, Empresa e Instalação (em desenvolvimento).
 
Principais Características
 
Permite Anular e repetir Cálculos do Exercício.
 
Imputação Mensal, com um Processamento de Regularização.
Reconstrução do Histórico de anos anteriores, de Bens com ou sem Reavaliações, casos de Bens adquiridos antes da aquisição da Rotina.
  
Permite o tratamento de Grandes Reparações e Abates Parciais. 

Principais Mapas
 
Com Valores calculados das Depreciações do Exercício, Annual ou por Duodécimos.
 
Dos Bens Alienados, para Emissão do Mapa de Mais ou Menos-Valias.
 
Dos Bens Reavaliados segundo cada Decreto.
 
Modelos 31, 32, 33  e 34.
Mapa de Imputações/Amortizações do Mês, em que as Amortizações  relativas aos Períodos escolhidos podem ser ordenados por Conta, Localização/Conta ou Centro de Custo/Conta.
Gestão de Reinvestimento
Operações ligadas à indicação, bem a bem, da utilização do
Reinvestimento  Declarado, e controlo da Mais-Valia associada.
Controlo de Valores Declarados / Reinvestidos.
Permite refazer os Valores Acumulados da "utilização" em, função dos Valores registados nas Fichas. Permitindo ainda Visualizar para cada ano, os Valores Declarados no Mapa 31 e a sua utilização, até ao 2.o ano posterior.
 
Gestão de valores Reinvestidos, onde é permitida a recolha Ficha a Ficha dos Reinvestimentos e da Mais-Valia Associada, com base nos Valores Declarados com o Mapa 31.
 
Listagem de Conferência para controlo dos Bens que, num dado Ano de Aquisição, ficaram com Valores Associados de Mais-Valia Não Tributada, por motivo de Reinvestimento.

Utilitários
 
Ligações -
Ligação à rotina de Contabilidade (se rotina da Contabilidade Instalada) das:
Depreciações
- Reavaliações 

- Ficheiros -
Procedimentos vários relacionados com Ficheiros da Rotina:
Cópias de Segurança
Operação para executar a Segurança dos Ficheiros de Activo de uma determinada Empresa, para um Suporte Interno ou Externo, conforme Configuração definida pelo utilizador. 
       
- Reorganização
Esta operação permite solucionar alguns Erros de Ficheiros provocados por falhas de corrente, interrupção anormal do trabalho, ou outras situações anómalas.
- Eliminação
Permite a Limpeza do conteúdo dos Ficheiros escolhidos ou proceder à Abertura dos mesmos, porém vazios.
Optimização
Esta operação só deve ser feita após se ter verificado um grande número de Correcções/Anulações optimizando o espaço em disco e o tempo de acesso.
Exportação/Importação
Tabelas
Fichas
Histórico

Alteração Selectiva
Permite Alterar sucessivamente um ou mais campos seleccionados por limites.

- Rotina -
Limpeza de Bens Abatidos.
Anulação dos últimos Anos do Histórico.
Passagem de Tabelas para outra Empresa.

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